JP Sustentável

Barragem Salto corre risco de ruptura, diz governo do Rio Grande do Sul

O Governo do Rio Grande do Sul informou que a UHE (Usina Hidrelétrica) Bugres Barragem Salto, no município de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, está em risco de ruptura emergente diante do volume de chuvas.

Imagem de destaque da notícia

O Governo do Rio Grande do Sul informou que a UHE (Usina Hidrelétrica) Bugres Barragem Salto, no município de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, está em risco de ruptura emergente diante do volume de chuvas. Segundo a administração estadual, a situação de emergência exige providências imediatas para preservar as vidas de moradores do município. O último relatório divulgado pela Defesa Civil divide o alerta em três fases: o nível de emergência, que exige providências imediatas para preservar vidas; de alerta, quando a segurança está em risco e exige reparos; e de atenção, quando em um curto prazo, a segurança está mantida. Além da Salto, há outras 7 represas em classificação de alerta menor, mas ainda preocupante, por riscos de segurança e outras nove em nível de atenção. De acordo com o último relatório de segurança de barragens divulgado pela Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA), os acidentes com barragens tem aumentado nos últimos anos no Brasil.

As hidrelétricas têm menos problemas de estrutura, já que a barragem é de água, ou seja, a matéria-prima. Já as de mineração são o rejeito, o que empresa não quer e não tem valor. Uma vez ocorrido o acidente, nenhuma multa, por mais milionária que seja, possibilita recuperar totalmente danos ambientais causados. A tragédia de Brumadinho, ocorrida em 2019, é frequentemente citada como um exemplo dos danos catastróficos que falhas em barragens podem causar, tanto para o meio ambiente quanto para as comunidades locais. Vale ressaltar que qualquer pessoa ou empresa pode entrar no site do Governo Federal, gov.br e denunciar a situação de segurança e até solicitar a manutenção das barragens.

Fonte: Jovem PAN

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis