Edinho Silva

Justiça Eleitoral confirma trancamento de inquérito contra Edinho Silva após 8 anos

Após um longo período de investigações que se estendeu por mais de oito anos, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal confirmou o arquivamento do inquérito policial que envolvia Edinho Silva, no âmbito da Operação Lava Jato.

Imagem de destaque da notícia

Após um longo período de investigações que se estendeu por mais de oito anos, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal confirmou o arquivamento do inquérito policial que envolvia Edinho Silva, no âmbito da Operação Lava Jato. A investigação tinha como foco principal as doações eleitorais realizadas por empresas à campanha da ex-presidente Dilma Rousseff. Sem que as acusações fossem comprovadas, após oito anos de investigações, a justiça eleitoral entendeu que a tramitação por tempo indeterminado viola os princípios da duração razoável do processo e da dignidade humana. O juiz eleitoral de primeira instância determinou o arquivamento do inquérito policial e, nesta terça-feira (4) o Tribunal Regional Eleitoral do DF confirmou a decisão.

O caso de Edinho Silva toca em aspectos delicados da política nacional, trazendo à tona discussões sobre as práticas de doações de campanha por empresas, que, até sua proibição pelo Supremo Tribunal Federal, eram legais. A investigação dessas doações pela Operação Lava-Jato levantou debates acerca da criminalização da política e sobre a essência das contribuições empresariais em campanhas eleitorais. Após mais de oito anos de investigação, o Tribunal Regional Eleitoral do DF confirmou o trancamento do inquérito policial instaurado no bojo da operação Lava Jato contra Edinho Silva a partir da colaboração de Ricardo Pessoa, ao qual foram apensados tantos outros fatos referentes a atuação de Edinho como coordenador financeiro da campanha Dilma Presidente 2014. O procedimento apurava as doações eleitorais realizadas por empresas à campanha da Presidenta Dilma.

Publicado por Heverton Nascimento

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem PAN

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis