Humberto Martins, Claudia Ohana e Duda Nagle estão entre os atores confirmados para esta edição histórica
Consagrada como um dos maiores espetáculos a céu aberto do Brasil, a Paixão de Cristo de Floriano chega à sua 30ª edição em 2025. O evento, que será realizado nos dias 18 e 19 de abril, reúne um grande elenco e movimenta o cenário cultural e religioso do Piauí e da região Nordeste. Com entrada gratuita e caravanas vindas do Ceará, o espetáculo atrai um público de diversas regiões do Brasil.
Entre os nomes confirmados para a edição deste ano, destacam-se:
"Há três décadas, a Paixão de Cristo de Floriano vem emocionando e encantando o público, levando a mensagem e a história de Jesus Cristo para todos que acreditam no poder da fé. Não tenho dúvidas que este ano será uma edição histórica, que está sendo preparada com muita dedicação e cuidado por todos que compõem o grupo Escândalo Legalizado de Teatro", afirma o diretor César Crispim.
Sobre a relação do espetáculo com o público cearense, César Crispim acrescenta:
"Com a vinda das caravanas ao longo desses 30 anos, temos percebido a presença muito forte dos cearenses nas encenações da Paixão de Cristo. Alguns preferem vir de avião até Teresina e, depois, seguem para Floriano de carro, enquanto outros vêm em seus veículos utilitários. No final, sempre se esforçam para prestigiar o evento. Vemos com bons olhos essa participação e ficamos muito felizes com o público cearense no evento, já que o Piauiense também visita muito o Ceará."
A história da Paixão de Cristo de Floriano remonta a 1995, quando o ator e diretor César Crispim, com coragem e o desejo de revitalizar os autos-religiosos, iniciou o projeto. Ele reuniu o elenco e, com o apoio do Escândalo Legalizado de Teatro, preparou e realizou a primeira apresentação. "Nosso grupo ministrou oficinas e seminários, e, a partir daí, selecionamos o elenco para a primeira montagem. Esse processo de seleção foi aperfeiçoado ano após ano, e hoje contamos com mais de 300 pessoas envolvidas no espetáculo", diz Crispim.
O palco da encenação continua a ser o Teatro Cidade Cenográfica, construído em 2001, especialmente para reviver a atmosfera de Jerusalém na época de Cristo. O espaço, que possui cenários monumentais naturais e construídos, além de toda a infraestrutura de som e acessibilidade, é considerado o maior teatro do Piauí e o segundo maior a céu aberto do Brasil, com 55.000 m² de área. O teatro recebe constantes investimentos para aprimorar sua estrutura, proporcionando uma experiência marcante ao público.
A Paixão de Cristo de Floriano ocorre sempre na Sexta-feira da Paixão e no Sábado de Aleluia, com início às 20h. Caravanas de diversas cidades do Piauí, além de estados como Ceará e Maranhão, já confirmaram presença. O evento é um grande momento de renovação da fé, religiosidade e amor universal.
O evento conta com o apoio da Lei Rouanet, do Governo Federal, do Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), além de parcerias com Ferronorte, Via Bebidas, Eldorado Bebidas e Rede Clube.