Afogamento

Jovem morre após ser encontrado dentro de piscina durante rave no Rio de Janeiro

Um jovem, de 28 anos, morreu após ser encontrado desacordado dentro de uma piscina durante a realização do evento de música eletrônica Terratronic, ocorrido em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, neste último domingo (14).

Imagem de destaque da notícia
Foto: G1 - Globo

Um jovem, de 28 anos, morreu após ser encontrado desacordado dentro de uma piscina durante a realização do evento de música eletrônica Terratronic, ocorrido em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, neste último domingo (14).

Lucas Dantas era ex-sargento do exército e atualmente trabalhava como motorista de aplicativo. No último domingo (14), Dantas participava de uma rave com os amigos, quando se afastou por alguns minutos do grupo. Pouco tempo depois, foi encontrado desacordado dentro da piscina do evento. Segundo a equipe Terratronic, organizadora do festival, Lucas chegou a ser socorrido, mas não resistiu e veio a óbito.

A família da vítima alega que houve negligência na prestação de socorro por parte dos organizadores da rave. Em entrevista dada à CNN, Daiana Pimentel, tia de Lucas, afirma que o motorista de aplicativo teria ficado cerca de 20 minutos desacordado debaixo d'água até ser encontrado.

Segundo a tia, a família do ex-sargento somente ficou sabendo da morte dele pelas redes sociais. Até então, a equipe do festival não teria procurado os familiares para comunicar o ocorrido.

À CNN, Daiane também disse que Lucas foi ao evento com alguns amigos. Por volta das 18h, ele então teria sido encontrado submerso, já sem vida, dentro da piscina. De acordo com a tia, o corpo já estava roxo ao ser retirado d'água.

Após a retirada, o corpo teria sido colocado em uma maca e levado a enfermeira do evento. Durante o trajeto, a equipe que prestava socorro ainda teria deixado o corpo de Lucas cair no chão.

Para a família, o jovem já havia vindo a óbito ao ser retirado da piscina. Ainda segundo eles, a equipe Terratronic somente os procurou para obter informações a respeito do laudo médico de Lucas. Até o findar do dia do ocorrido, o festival não teria oferecido nenhum tipo de ajuda ou apoio financeiro à família.

Os familiares alegam que, apenas nesta segunda-feira (15), um dia após o ocorrido, a Terratronic teria procurado os familiares e, desta vez, oferecido ajuda, para arcar com possíveis despesas.

O que diz a organização do evento

Em comunicado oficial publicado nas redes sociais, a Terratronic, organizadora do evento, confirmou a morte de Lucas ocorrida durante o festival. Segundo eles, o jovem morreu no Hospital Municipal Pedro II, para onde foi levado..

Segundo a empresa, Lucas ainda apresentava sinais vitais ao ser socorrido:

"O rapaz que participava de um de nossos eventos deu entrada no Posto Médico debilitado, mas apresentando sinais vitais, sendo prontamente socorrido e removido pela UTI móvel para a unidade hospitalar, aonde veio a óbito.", diz a nota.

Em um segundo comunicado realizado, a Terratronic afirma que o festival aconteceu com a documentação necessária e com diversos serviços de prestação de socorro disponíveis no local durante a ocorrência do evento.

"A equipe Terratronic esclarece que o evento realizado no último domingo 14/04/2024 aconteceu com toda a documentação necessária e exigida pelos órgãos públicos, atendendo todo o quantitativo de prestadores de serviços exigidos pela legislação, ressaltando que durante todo o período o evento contou com guarda-vidas, brigadistas, posto médico, ambulância, médico, enfermeiro e seguranças.", garantiu a Terratronic.

O que dizem as autoridades

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, a direção do Hospital Municipal Pedro II informou que Lucas não resistiu e, infelizmente, veio a óbito. Conforme consta na declaração de óbito de Dantas, a morte se deu por asfixia mecânica por imersão em meio líquido.

Em nota, a Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que o caso foi registrado na 36ª Delegacia Policial de Santa Cruz e permanece em andamento para apuração das circunstâncias da morte.

O velório e sepultamento de Lucas estão previstos para acontecer nesta quarta-feira (17), às 15h, no Cemitério do Corte 8, em Duque de Caxias.

Fonte: CNN - BBB

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis